Português (Brasil)

Uberlândia está entre as cidades mais seguras do Brasil

Uberlândia está entre as cidades mais seguras do Brasil

Ranking divulgado com base em dados do IBGE e do Ministério da Saúde, pela empresa MySide, apontam que o município é o que tem menor taxa de homicídios entre os municípios com 500 mil e 1 milhão de habitantes

Compartilhe este conteúdo:

O compromisso da gestão municipal com a qualidade de vida e segurança da população colocou Uberlândia novamente como protagonista em ranking nacional. Conforme o Anuário 2023 das Cidades Mais Seguras do Brasil, o município foi considerado o menos violento do país, em 2022, dentre aqueles com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes. O estudo, realizado pela empresa especializada em tecnologia e serviços imobiliários MySide e divulgado nesta semana, tem como referência dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde.

A posição de destaque, segundo o prefeito Odelmo Leão, é fruto da diretriz governamental que prioriza a parceria do Município, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Integrada e demais secretais, com os órgãos de segurança (Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros). "Esses são os grandes responsáveis por esses dados tão positivos. Da nossa parte, desde que retornei à Prefeitura, em 2017, nós já investimos mais de R$ 70 milhões no setor de segurança pública. A cidade pode e deve ser parceira dos órgãos que trabalham diretamente na prevenção e combate à criminalidade. E é o que temos feito por meio de programas como o 'Anel de Segurança', o 'Videomonitoramento Rural' e o 'Aplicativo Salve Maria'. Isso sem falar nas demais políticas como a modernização da iluminação pública e da infraestrutura da cidade", apontou.

O ranking, que se baseia no Censo 2022 e em levantamentos do Ministério da Saúde, considerou a incidência de óbitos violentos a cada grupo de 100 mil habitantes. Na classificação entre as cidades com população entre 500 mil e 1 milhão de habitantes, Uberlândia (com incidência de 6,9/100 mil) ficou à frente de municípios como São José dos Campos (7,9/100 mil), Ribeirão Preto (10,2/100 mil), Joinville (10,3/100 mil) e São Bernardo do Campo (12,1) e de capitais como Florianópolis (9,5/100 mil) e Cuiabá (16,4/100 mil). A média brasileira foi de 24,9 óbitos violentos.

Confira mais detalhes e o ranking completo clicando AQUI.

*Prefeitura de Uberlândia

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 

Colunistas

          

 
 
Marcos Remis dos Santos 
(Marcão)