Português (Brasil)

Estouro de uma "superbolha" foi adiado pela IA: Acidente histórico à vista?

Estouro de uma "superbolha" foi adiado pela IA: Acidente histórico à vista?

Compartilhe este conteúdo:

Investing.com - Não há como negar que a mania da inteligência artificial impulsionou os mercados financeiros em um momento em que, logicamente, poderíamos esperar que eles caíssem. Entretanto, isso não significa que os riscos de uma queda tenham sido eliminados. Na verdade, eles podem simplesmente ter sido adiados.

Essa é a ideia apresentada por Jeremy Grantham, historiador do mercado e cofundador da GMO, em um artigo recente no Wall Street Journal.

Ele explicou que os preços dos ativos constituem uma enorme bolha, mas que a mania da inteligência artificial poderia adiar seu inevitável estouro por mais alguns meses.

"Tivemos uma superbolha muito complicada, mas de aparência bastante padronizada, que estava perdendo ar da maneira tradicional até a recente recuperação", disse ele.

"Estamos tentando desvendar uma bolha, enquanto outra completamente diferente surgiu em uma frente bastante estreita", acrescentou.

Lembre-se de que, em janeiro de 2022, Grantham diagnosticou uma "super bolha" que abrangia ações, imóveis e commodities. Em setembro, ele declarou que ela provavelmente estava em seus estágios finais e que um crash histórico parecia iminente.

No entanto, os sites S&P 500 e Nasdaq encerraram 2022 no vermelho, mas se recuperaram 16% e 32%, respectivamente, este ano, e a mania da inteligência artificial é um dos principais motivos desse ressurgimento.

Talvez a melhor ilustração seja o preço das ações da fabricante de chips Nvidia, que subiu 190% este ano, enquanto as ações da Microsoft (NASDAQ) subiram mais de 40% para níveis recordes, em parte porque a gigante do software investiu bilhões de dólares na OpenAI, a empresa controladora do ChatGPT. Outras empresas com exposição à IA, incluindo a Tesla (NASDAQ) e a Meta Platforms (NASDAQ), também registraram ganhos significativos no primeiro semestre do ano.

Grantham, que previu o crash da Internet em 2000 e a implosão da bolha imobiliária em 2008, disse ao WSJ que o frenesi da IA poderia alimentar o mercado de ações como um todo por mais dois trimestres. Mas ele advertiu que isso não impediria que a super bolha estourasse um dia.

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 

Colunistas

          

 
 
Marcos Remis dos Santos 
(Marcão)