Português (Brasil)

De olho na segurança, EuroChem realiza workshop em Salitre

De olho na segurança, EuroChem realiza workshop em Salitre

Treinamento para atendimento de emergências químicas e tecnológicas integra jornada para prevenção de acidentes

Compartilhe este conteúdo:

Em 2024, quando a segunda fase do projeto estiver concluída, a EuroChem Salitre produzirá 1 milhão de toneladas de fertilizantes fosfatados por ano – o equivalente a 15% da produção nacional deste insumo. O Complexo, que atualmente opera a planta de mineração, desempenhará, também, outro tipo de atividade: processos químicos para produção de ácidos sulfúrico e fosfórico que serão utilizados na fabricação dos fertilizantes. 

De olho na segurança, valor inegociável para a EuroChem, a unidade realizou o 1º Workshop de Prontidão e Preparação para Atendimento de Emergências Químicas e Tecnológicas. O treinamento aconteceu no auditório administrativo do Complexo, em Serra do Salitre, dia 27/06, com a participação das lideranças da unidade e representantes da Defesa Civil do Estado de Minas Gerais, Defesa Civil Municipal de Patos de Minas, do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar.  A agenda incluiu a apresentação do Plano de Atendimento à Emergência da instalação.

Reginaldo Sabanai, Vice-Presidente de Saúde, Segurança, Meio Ambiente, Qualidade e Regulatório da EuroChem América do Sul, ressaltou que o workshop faz parte de uma jornada de segurança focada na prevenção, com objetivo de preparar o time EuroChem e os órgãos de resposta para atendimento a qualquer tipo de emergência. 

"Temos o compromisso de ser a empresa mais confiável. Trabalhamos continuamente com treinamento, gestão, manutenção, processos e procedimentos robustos para garantir a segurança total da operação. Mas precisamos estar preparados, mapear todos os riscos e saber o que deve ser feito em caso de necessidade. Essa interface com os órgãos de resposta é extremamente importante", afirmou Sabanai durante a abertura do evento.  

O Diretor de Upstream do Complexo Mineroindustrial de Salitre, David Crispim, contou como a empresa está se preparando para sua nova configuração, em 2024, e anunciou a contratação da consultoria Ambipar, empresa especializada no atendimento a emergências químicas. 

"Nosso objetivo maior é preservar a vida. Temos uma grande estrutura, internamente com a nossa brigada, com a consultoria externa da Ambipar e com os órgãos de resposta, que estão trabalhando de forma integrada. Juntos, buscamos entender o cenário, planejar e implantar diferentes formas de prevenção. E treinar para estarmos prontamente preparados para qualquer situação adversa", disse Crispim.  

A contratação da consultoria tem como objetivo o desenvolvimento de projetos, programas e atividades voltadas para a cultura de prevenção e controle de emergências de qualquer natureza que possam colocar em risco, individual ou coletivamente, a vida humana, o meio ambiente e o patrimônio público ou privado da região.   

Participaram do treinamento, o Tenente-Coronel Eliano Correia Simões, chefe do Estado Maior da 10ª Região, e o Capitão Paulo Cesar Teles, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais; o Tenente Fábio Soares Machado, Comandante do 2° Pelotão do Corpo de Bombeiros Militar; o Tenente Fernandes Caixeta, Coordenador da Defesa Civil Municipal de Patos de Minas; o Tenente Luiz Paulo, Comandante do 6º Pelotão da Polícia Militar de Minas Gerais, além de outros representantes das entidades citadas. 

De portas abertas para a comunidade 

Também nessa semana, moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS) visitaram o complexo. A agenda foi realizada das 8h30 às 14h, com uma apresentação institucional no prédio administrativo da unidade, seguida por uma visita ao Centro de Monitoramento Geotécnico e aos mirantes da mina e da barragem Sabão I.  

"Foi muito interessante. À medida que a empresa abre suas portas, fica mais transparente pra gente, que mora no entorno. Eu gostei, foi muito bom", conta Wismar Ferreira de Castro, um dos moradores da ZAS. 

Durante a visita, o coordenador de relações institucionais, Marcelo Quintino, e o coordenador do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), Alan Santos, apresentaram a EuroChem, mostraram o funcionamento do complexo e todo o sistema de segurança relacionado à operação e ao monitoramento contínuo das estruturas geotécnicas.  

"A transparência é um dos nossos valores, nossa base para construirmos uma relação duradoura, de confiança. É nossa prioridade manter o diálogo franco com os moradores da ZAS. E nós continuaremos de portas abertas, porque entendemos a importância da nossa contribuição no desenvolvimento socioeconômico da região por meio do compartilhamento de valor com as comunidades que nos recebem", reforçou Santos.  

 

Imprensa - Press Relations

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 

Colunistas

          

 
 
Marcos Remis dos Santos 
(Marcão)