Olá leitor, o Dia News utiliza cookies. Ao navegar no nosso site você aceita os termos de utilização.
Minas Gerais assina memorando com 2° maior estado da Austrália para negociações em prol do desenvolvimento da região
Foi assinado, na última sexta-feira (28), um memorando entre o Governo de Queensland, Austrália, e os representantes do Governo mineiro para facilitar acordos comerciais e de tecnologia
O governo da Austrália está cada vez mais estreitando laços com o Brasil com acordos ligados principalmente à ciência e tecnologia. Em 2020, o Brasil ocupou a quinta posição no envio de estudantes para a Austrália, antes da pandemia, com mais de 110 acordos ativos entre instituições de ensino australianas, governo e instituições brasileiras. Desde o controle pandêmico, a Austrália vem facilitando a extensão de vistos para trabalho e estudo, e o Governo de Queensland enxerga o Brasil como parceiro para acordos comerciais e educacionais.
No dia 28 de abril, no Palácio Tiradentes foi assinado o memorando de entendimento entre o Trade and Investment Queensland com o Estado de Minas Gerais, para facilitar a negociação de diversas áreas da economia, como acordos para facilitar a exportação e o desenvolvimento de pesquisas.
Minas Gerais e Queensland, na Austrália, já possuem acordos bilaterais desde 2003, é um dos estados brasileiros que mais exporta. Agora, com o novo memorando, estreitando ainda mais os acordos comerciais, com foco nos interesses dos dois estados em mineração, tecnologia e pesquisas.
Esteve presente para assinatura e discussão dos temas Cameron Dick, Queensland Treasurer and Minister of Trade and Investment, Justin McGowan, CEO Trade and Investment Queensland, Geoff Breusch, Principal Media Advisor - Office of the Queensland Treasurer and Minister for Investment at Queensland Government, Sophie Davis, Embaixadora da Austrália e Debora Machado, Consultora de Educação Brazil, Trade and Investment Queensland.
"O Brasil é um dos países da América Latina com maiores acordos bilaterais, de bens e serviços, atingindo US$ 2.633 milhões (2020). Esses acordos, educacionais e voltados para tecnologia, serão benéficos para ambos. Queensland está se tornando um centro global de tecnologia, sendo uma ótima oportunidade de desenvolvimento de projetos acadêmicos benéficos para a sociedade." explica Cameron Dick, Ministro de Comércio e Investimento de Queensland.
Queensland, possui muitas riquezas minerais e oferece uma ótima infraestrutura local com diversas opções de lazer; e está se tornando um polo global de tecnologia e inovação.
- - -
Sobre Governo de Queensland - O Governo de Queensland está se tornando um centro global de tecnologia, reunindo os melhores talentos do mundo, fazendo acordos com diversos países para levar a seus estudantes os melhores projetos acadêmicos a serem desenvolvidos em suas universidades, promovendo experiências estudantis de qualidade, incentivando o crescimento do mercado internacional e fomentando a capacidade regional.
*Queissada Comunicação