Português (Brasil)

Patos de Minas recebe Hackathon Coffee de inovação na cafeicultura

Patos de Minas recebe Hackathon Coffee de inovação na cafeicultura

Maratona de ideias será realizado nos dias 29 e 30 de abril, no Oceano - Aceleradora de Ideias do Unipam

Compartilhe este conteúdo:

Desenvolver soluções inovadoras para os desafios da cadeia produtiva do café. Esse é o objetivo do Hackathon Coffee, marcado para este final de semana, 29 e 30 de abril, no Oceano - aceleradora de ideias do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). Proposto pela Região do Cerrado Mineiro, em parceria com o Patos Vallley - grupo do ecossistema de inovação do município e região, com apoio do Sebrae Minas, o evento visa estimular ideias para os desafios atuais da cafeicultura regional.

Em forma de competição, nesta maratona serão lançados os desafios existentes na cadeia do café às equipes participantes, no intuito de trabalharem para resolver os problemas expostos, aumentando a produtividade e a valorização do produto. Entre os desafios estão: desenvolvimento de soluções para evolução do seguro agrícola; maior segurança para prestadores de serviço e produtores; redução de custos; automação; conectividade; e implementação de práticas sustentáveis e de baixo impacto.

A analista do Sebrae Minas Jéssica Viana, explica que “o Hackathon Coffee é um exercício de estímulo à cultura da inovação na região. Os primeiros times classificados, além de receberem troféus, poderão ter a oportunidade de entrar em programas de pré-aceleração para a cadeia do café, podendo até se tornar startups”, destaca.

O evento é destinado aos profissionais do segmento, empreendedores, estudantes, empresários do agronegócio, da tecnologia e interessados sobre o tema. A realização tem parceria do UNIPAM, UFU, IFTM, UFV de Campus de Rio Paranaíba, Woli Ventures, Sistema FAEMG/INAES, empresários e voluntários. As inscrições das equipes já estão encerradas.

- - -

SERVIÇO:

Hackathon Coffee

Data: 29 e 30 de abril, a partir das 8h

Local: oCEANo - Centro de Aceleração de Negócios e Empreendedorismo, Unipam

 

PROGRAMAÇÃO:

29 DE ABRIL

8h - Credenciamento e Networking 

Coma, compartilhe ideias, pratique o pitch, e interaja com os outros participantes.

 

8h30 - Boas Vindas e Palestrantes

Nós vamos te apresentar tudo sobre o evento e a programação do fim de semana.
 

9h - Worshop 1 – Propósito Empreendedor e Formação de Times

Realizar dinâmica para formação de times multidisciplinares e diversos. Introduzir conceitos sobre negócios inovadores para que os participantes possam conceber sua startup e desenvolver uma boa ideia de negócio, além de fornecer ferramentas e conteúdos que guiem os empreendedores até a definição do seu modelo de negócios.

 

11h - Workshop 2 – Definição e validação do problema

Garantir que os participantes tenham um entendimento amplo do problema alvo de estudo, suas causas e consequências, e como ele afeta a vida das pessoas ao seu redor. Espera-se que o participante consiga aprender sobre o seu possível cliente, valide seu público-alvo e detecte suas dores, encontre sua proposta de valor, consiga validar a existência do problema e sua intensidade, bem como defina os seguintes itens: relevância do problema escolhido, conexão do problema com uma oportunidade de negócio relevante, conexão entre causas e consequências do problema, conexão entre persona e o problema definido. Este workshop é para desenho ou revisão da definição e validação do problema.

 

12h - Almoço

Hora de repor as energias!

 

13h - Mentores auxiliam individualmente cada equipe

É hora de colocar a ideia em ação! Os participantes em seus grupos começarão a desenvolver suas ideias e colocar em prática as primeiras etapas, com auxílio de mentores.

 

15h30 - Workshop 3 – Definição e Validação da Solução

Garantir que os participantes tenham a capacidade de propor uma solução com relação clara com o problema definido e o seu impacto positivo na vida dos potenciais clientes. Espera-se que o participante apresente o CANVAS da Proposta de Valor e que, na definição da solução, os seguintes itens estejam definidos: conexão das atividades do cliente (job to be done) com a persona definida. Espera-se que os participantes apresentem testes que comprovem a validação da solução.

 

16h - Café da tarde

Hora da pausa para tomar o café da tarde e dar um gás pros trabalhos do segundo período.

 

16h30 - Mentorias individuais

Mentores auxiliam individualmente cada equipe

 

18h30 - Workshop 4 – Prototipação e MVP

Garantir que os participantes desenvolvam protótipos de baixa fidelidade de suas soluções com o objetivo de medir interesse de seus potencias clientes, validação o interesse no produto em sua versão MVP.

 

19h30 - Jantar

Hora de recarregar as energias para virar a noite trabalhando.

 

30 DE ABRIL 

8h - Café da manhã

Os participantes chegarão ao local recepcionados por um delicioso café da manhã para dar energia neste dia de muito trabalho.

 

08h30 - Mentorias individuais

Mentores auxiliam individualmente cada equipe

 

09h30 - Workshop 5 - Modelo de Negócios

Garantir que a lógica da entrega do valor proposto pela solução se encaixe em um modelo de negócio viável técnica e financeiramente, passando por alguns pontos específicos.
 

10h - Mentorias individuais

Mentores auxiliam individualmente cada equipe

 

11h30 - Workshop 6 - Pitch

Tem como objetivo introduzir os participantes aos conceitos e estratégias do pitch e prepara-los para a apresentação final, de modo que possa ser apresentado a potencial cliente, investidores ou paceiros e fazê-los se interessar pela ideia, produto ou serviço.

  

12h - Almoço

Repor as energias

 

13h30 - Mentorias individuais

Mentores auxiliam individualmente cada equipe

 

14h30- Pré-banca

Preparar os Pitches, Ensaio, e Teste Técnico

  

16h30 – Banca final Apresentação Final

Apresentar e assistir os pitches finais. Comemorar todo o trabalho do final de semana.

 

18h - Encerramento

------

* Prefácio Comunicação

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 

Colunistas

          

 
 
Marcos Remis dos Santos 
(Marcão)