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EDUCAÇÃO - Dia da Infância: diretrizes da BNCC atuam em prol da Educação Infantil
Pela primeira vez, bebês e crianças têm objetivos de aprendizagem e desenvolvimento definidos em proposta inovadora
Comemorado no próximo dia 21, o Dia Mundial da Infância é uma iniciativa da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para que todos reflitam sobre os direitos desse grupo de pessoas ao redor do mundo. Entre eles, logicamente, está o acesso a uma educação de qualidade, que é uma das diretrizes e inspirações da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
A primeira infância, que vai dos 0 aos 6 anos, é fase absolutamente essencial para o desenvolvimento e a aprendizagem. Mas não apenas: diversos estudos mostram que o bom desenvolvimento nessa etapa pode ser efetivo para a diminuição das desigualdades e para o crescimento do país. Porém, por muito tempo, olhares para a Educação Infantil eram reduzidos à necessidade de oferta de vagas em creches e pré-escolas para que os responsáveis tivessem onde deixar as crianças enquanto trabalham; e, quando se falava sobre o que acontecia nesta etapa, olhares se voltavam de forma prioritária para o cuidar - alimentar, dar banho, trocar fralda - ou simplesmente deixar brincar.
Por isso, a proposta da BNCC para a Educação Infantil é um avanço tão significativo. A ideia foi inspirada na filosofia de Reggio Emilia, uma abordagem que surgiu na cidade italiana de mesmo nome que tem como um dos princípios a participação ativa da comunidade na escola e o foco no desenvolvimento das potencialidades de cada criança. A BNCC apresenta uma proposta para bebês, crianças muito pequenas e crianças pequenas que se baseia em cinco Campos de Experiências e que, pela primeira vez, define direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento para essa faixa etária.
A ideia dos Campos de Experiência é justamente proporcionar a bebês e crianças uma imersão que reúna brincadeiras, observações, interações, que constituem oportunidades de participar, explorar, se conhecer, brincar, se expressar e conviver com outras crianças e adultos. Além disso, os Campos de Experiência ajudam o professor, trazendo mais intencionalidade ao planejamento pedagógico. Ou seja: o docente passa a planejar atividades com objetivos definidos.
"Toda criança se desenvolve ao brincar, ao interagir com outros. E, na educação infantil, a BNCC traz referências concretas para que os educadores trabalhem com maior intencionalidade pedagógica potencializando, assim, o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças", explica Alice Ribeiro, diretora de articulação do Movimento pela Base, rede não governamental e apartidária de pessoas e instituições que apoiam a construção e implementação de qualidade da BNCC e do Novo Ensino Médio.
"As crianças aprendem o tempo todo e por múltiplas linguagens. Para o bom desenvolvimento infantil, é preciso que escola e família estejam alinhadas. Se que o vínculo entre a escola e a criança, mas também entre escola e família, esteja consolidado.", complementa Ribeiro.
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Sobre o Movimento pela Base - O Movimento pela Base é uma rede não governamental e apartidária de pessoas e instituições que desde 2013 se dedica a apoiar a construção e implementação de qualidade da BNCC e do Novo Ensino Médio. Sua missão é trabalhar em parceria para garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento de todas as crianças e jovens brasileiros.
*2PRÓ Comunicação