Olá leitor, o Dia News utiliza cookies. Ao navegar no nosso site você aceita os termos de utilização.
PEC do PT prevê substituir artigo 142 da Constituição
Proposta também quer acabar com as operações de GLO e levar militar em cargo público direto à reserva
Deputados do Partido dos Trabalhadores (PT) finalizaram o texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que altera o artigo 142 da Constituição e delimita poderes das Forças Armadas. A intenção é apresentá-la durante esta semana, segundo informou a CNN, nesta segunda-feira, 13.
A minuta do texto, à qual a reportagem teve acesso, acaba com as operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), cita que as Forças Armadas poderão ser designadas apenas para ajudar missões civis; obriga os militares que quiserem exercer cargos públicos a irem direto para a reserva; e veda o uso do cargo, função ou arma para qualquer intervenção política.
A minuta exclui do caput do artigo 142 o trecho que destaca que as Forças se destinam “à defesa da Pátria, à garantia dos Poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”. E inclui no lugar desse trecho que as Forças “se destinam a assegurar a independência e a soberania do país e a integridade do seu território”.
A ideia é acabar com a GLO da forma como existe hoje, quando as Forças podem ser convocadas por algum dos Poderes, e deixar claro que elas, como diz outro artigo da PEC, “poderão ser escaladas por designação do presidente da República, nos termos da lei, para colaborar em missões de defesa civil”.
A minuta também afirma que “o militar da ativa que tomar posse em cargo, emprego ou função pública civil temporária, não eletiva, ainda que da administração indireta, ressalvada a hipótese prevista no art. 37, inciso XVI, alínea ‘c’, será imediatamente transferido para a reserva, nos termos da lei”.
Os formuladores do texto são os deputados Carlos Zarattini, Alencar Izidoro e Rui Falcão.
*Revista Oeste