Olá leitor, o Dia News utiliza cookies. Ao navegar no nosso site você aceita os termos de utilização.
TV Box chega ao fim no Brasil
Após grande operação, TV Box chega ao fim no Brasil e terá sinal suspenso. Descubra quando o aparelho vai parar de funcionar
Na última quinta-feira (9), a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou a retirada de circulação de cerca de 1,4 milhão de aparelhos de TV Box. Além disso, informou que o sinal emitido para esses aparelhos piratas será suspenso de forma gradual.
A ação faz parte do Plano de Combate ao Uso de Codificadores Clandestinos. Seu intuito é combater a pirataria e tirar de circulação os aparelhos de TV Box que não estão homologados de acordo com a lei e as normas de segurança.
Isso porque esses aparelhos, também conhecidos popularmente como “gatonet”, transmitem de forma clandestina conteúdos de canais por assinatura e até mesmo filmes e séries de plataformas de streaming.
O que é TV Box e como funciona o serviço
Alguns aparelhos de TV Box são capazes de oferecer às televisões mais antigas os recursos de uma Smart TV, como o acesso a internet e aplicativos. Entretanto, aparelhos não homologados permitem o acesso pirata a conteúdos pagos.
Entre os aparelhos que não possuem permissão da agência para oferecer esse tipo de serviço estão o IPTV, Smart TV Box e TV Box. No momento, a Anatel está analisando denúncias de pirataria para validar a necessidade de bloqueio.
Os riscos de utilizar os aparelhos piratas
Ainda em 2022, a Anatel já havia alertado os usuários sobre os riscos de utilizar o TV Box. Isso porque foi detectada, nas redes desses dispositivos, a presença de malwares, que são um tipo de vírus capaz de coletar dados pessoais, como registros financeiros e fotos.
Ou seja, ter um aparelho assim conectado à televisão e à rede de internet oferece diversos riscos para a segurança do usuário. De acordo com Hermano Tercius, superintendente de Fiscalização da Anatel, uma rede de robôs pode usar o TV Box para realizar ataques.
Por conta disso, baseada na Lei Geral de Telecomunicações, a Anatel iniciou o combate aos dispositivos de TV Box não homologados. A estimativa é que existam cerca de 5 a 7 milhões de aparelhos desse tipo no Brasil.
*Fonte: Credito Digital