Português (Brasil)

Lenda, mito ou realidade?

Lenda, mito ou realidade?

A estória que mente alguma sequer aventou em contar

Compartilhe este conteúdo:

O município de Patrocínio/MG é cortado pela Ferrovia Centro Atlântica (antiga RFFSA) e esse traçado ferruginoso que corta ruas e avenidas movimentadas do perímetro urbano é tido como cruel pelas vitimas que já fez, feridos e mortos!

Mas como culpar os trilhos da ferrovia se o “trem” não sai deles para ceifar a vida ou liberdade de ir e vir de ninguém?

“Trem de ferro choca-se com veículo com 04 ocupantes” , o título de uma matéria fictícia, mas que reflete algumas notícias envolvendo os trilhos de ferro, é equivocado!

O trem não atropela ou causa nenhum acidente, exceto quando descarrilha, aí sim, uma verdadeira tragédia!

Mas por que falamos de trem de ferro?

Uma fábula nos foi contata e ao que parece não tão fictícia assim!  Um estudo está em andamento além do desenvolvimento de um projeto para que haja uma solução definitiva para os cruzamentos de ruas e avenidas da cidade com a ferrovia.

Muito se falou em tirar os trilhos do perímetro urbano fazendo uma transposição, um novo traçado da rede ferroviária passando pelo lado sul da cidade ou pelo lado norte. Ambos com seus ônus e bônus que também não contemplavam uma das razões de a ferrovia existir: a CASEMG onde se armazenava grande quantidade de grãos (arroz, milho e etc), só que ela não existe mais.

Porém nenhuma das propostas avançou.

Aí que entra a fábula narrada em detalhes por um informal informante (desculpe-nos pelo plágio e o trocadilho)!

As passagens dos trilhos nos cruzamentos dentro do perímetro urbano serão subterrâneas, de acordo com o projeto em desenvolvimento. O cruzamento com a Avenida Dom Almir Marques (Enxó) na saída para Chapadão de Ferro e acesso a MG 230 seria o pronto inicial das “obras”.

Passagens do trem em outros cruzamentos como o da Avenida Faria Pereira, no bairro Boa Esperança, também passariam a ser subterrâneas.  Uma solução viável, mais econômica (não confundir com mais barata) que pasmem, pode propiciar a retirada do viaduto da Avenida Rui Barbosa, um verdadeiro “monte de terra”, segundo um dos idealizadores deste projeto ambicioso, e põe ambição nisso! 

Parece pouco? E se isso for verdade e outros detalhes que no momento não revelaremos, também se concretizarem?

Perguntas que permanecerão sem resposta até uma data especial que se aproxima e foi reservada para esse possível anúncio e também para revelar a programação de uma festa que vem por aí.

Se isso tudo que foi narrado não se concretizar, lembro aos leitores que foi uma fábula, estória, algo fora da realidade que nos foi contado e repassamos aos nossos queridos leitores/internautas para o seu divertimento e entretenimento.

Mas, eu disse, mas.... se for verdade.... Saímos na frente ao falar em primeira mão desse possível projeto e também pelo simples prazer e gosto em estragar a surpresa (sorrisos).

Fotos: VLi/Google Street View

 

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 

Colunistas

          

 
 
Marcos Remis dos Santos 
(Marcão)