Português (Brasil)

AGRO: Conab espera 55 mi de sacas de café em 2023, mas mercado aposta em mais

AGRO: Conab espera 55 mi de sacas de café em 2023, mas mercado aposta em mais

Corretores já veem safra total brasileira com números superiores a 60 milhões de sacas neste ano.

Compartilhe este conteúdo:

A Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) fez a primeira estimativa de produção de café da safra 2023, ao prever uma colheita de 54,9 milhões de sacas.

Apesar da evolução da produção deste ano em relação à de 2022, quando a safra ficou em 50,9 milhões de sacas, os operadores de mercado não assimilaram muito bem esse número. Esperavam mais.

Já do lado dos produtores, o número da Conab foi recebido como de bom tamanho.

Raquel Miranda, técnica da Comissão Nacional do Café da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), afirma que área maior e produtividade melhor vão permitir essa evolução positiva da safra atual, elevando a produção de café arábica para 37,4 milhões de sacas neste ano.

Gil Barabach, analista da Safras & Mercado, aponta que o mercado viu problemas exatamente na estimativa de produção de café arábica. Acreditam em um número superior ao da Conab.

Um dos sinais é que o mercado de Nova York não reagiu aos números da Conab. As oscilações de preços ocorreram mais por motivos ligados ao mercado financeiro do que pelos números da safra brasileira.

Barabach, que ainda está avaliando o tamanho da safra brasileira e, na sequência deverá divulgar os números esperados pela Safras & Mercado, diz que, sem entrar em um juízo de valor dos números já postos no mercado, a safra de arábica deverá ser superior à divulgada pela Conab.

*Brasilagro

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 

Colunistas

          

 
 
Marcos Remis dos Santos 
(Marcão)