Português (Brasil)

Obras de canalização da Avenida Sanitária: População foi deixada de lado nas discussões do projeto

Obras de canalização da Avenida Sanitária: População foi deixada de lado nas discussões do projeto

Insatisfação da comunidade gerou abaixo assinado que já tem mais de 600 assinaturas

Compartilhe este conteúdo:

Na ultima reunião do Codema foi levado para apreciação do conselho os impactos ambientais das obras a serem realizadas na Avenida  Dom José André Coimbra, a chamada avenida do Catiguá.

Os desdobramentos dessa reunião deixou muita gente desapontada, fazendo surgir até mesmo um  abaixo assinado para a população ser ouvida. Segundo relatos em rede sociais, o projeto desagrada em vários fatores sendo eles:

* Retirada de arvores saudáveis, mesmo onde não haverá obrar subterrâneas (do balão do são Francisco até a rodovia), com a justificativa de não estarem alinhadas.

* Diminuição do canteiro central de 5 para 3 m, tirando espaço para pratica de caminhadas corridas, que a muito são feitas pelos cidadãos de Patrocínio.

* O espaço de vegetação e plantio de arvores fica reduzido a pequenas faixas intercaladas colocadas nas laterais do canteiro.

* Apenas uma espécie de arvore será utilizada o ipê, que pode não proporcionar a mesma quantidade de sombra das que hoje ali estão, ou de outras espécies.

Sem muita discussão com aqueles que ali estavam, segundo informações o projeto já estava aprovado; e ali estava para ser "discutidas" somente as compensações ambientais que ficaram assim:

* Cercamento do horto florestal

* Plantio de arvores no horto

* Plantio dos ipês na avenida nova

* Transplante de arvores quando possível

* Poleiros para os pássaros

* Doação de material lenhoso

O projeto de compensação ambiental foi aprovado as pressas, com a justificativa de estar em cima da hora, essa justificativa poderia ser nada mais que uma estratégia para manter a população longe de um diáologo sobre o assunto, para que ela, a população, pudesse opinar.

Vários dos pontos aqui citados são explicados detalhadamente em postagens nas redes sociais,  ficando nítida a indignação dos autores das postagens e das pesoas que estão assinado o  abaixo assinado. Segundo informações nessas mesmas postagens existiriam muito mais problemas nesse projeto, inclusive estruturais.

Vale trazer aqui que a obra da avenida da prefeitura inaugurada a dois anos, vive em remendos e recentemente surgiram buracos da noite para o dia, que tiveram que ser remendados. A questão é será que o dinheiro gasto na primeira reforma foi mesmo bem gasto? E na do catiguá são 35 milhões de dívidas contraídas pela prefeitura.

Até a publicação desta matéria a petição já contava com mais de 600 assinaturas

 

Abaixo Assinado:

"Esse abaixo assinado tem o objetivo de solicitar melhorias no Projeto Executivo da obra que vai ser realizada nas avenidas: Avenidas João Furtado de Oliveira, Avenida Dom José André Coimbra, Avenida Altino Guimarães (conhecidas como Avenida do Catiguá). Sabemos da importância dessa obra, sua dimensão e impactos à sociedade. Não acreditamos que o projeto feito pela prefeitura seja ideal para essa obra, uma vez que consiste em:
- Corte de 490 árvores saudáveis;
- Diminuição do canteiro central de 5 metros para 2 metros;
- Plantio de uma espécie de árvores no decorrer de toda a avenida em uma medida de apenas 80cm;
- Os pedestres terão apenas uma via no canteiro central para realizar caminhadas;
- As medidas compensatórias também não são compatíveis com a obra; 

Acreditamos que, a obra precisa ser realizada com a urgência solicitada pela prefeitura, mas acreditamos também que existem melhorias a serem feito no projeto executivo. Como:
- Manter todas as árvores do balão do São Francisco até a rodovia, uma vez que não haverá obras subterrâneas nesses locais;
- Manter o máximo de árvores saudáveis possível. Essas árvores são casa para muitas aves e outros animais. Além disso, fornecem sombra para a população que caminha por lazer e para ir para o trabalho e afins;
- Manter o canteiro central com sua medida atual e melhoria da pista de caminhada. Não vemos motivos para os perdestes perder esse espaço para os carros, sendo que podemos expandir a via de tráfego para os canteiros laterais;
- Diversificar as árvores que serão plantadas, para que haja mais sombra durante todo o ano;
- Considerar o fechamento de uma parte da via, em dias estratégicos para lazer da população. Fazendo um dia de lazer. 
- Audiência pública para ouvir a população. Abordar ideias, questionamentos e o principal, apresentar o projeto a sociedade patrocinense. 

Nossa cidade precisa ser planejada com carinho e respeito que ela merece. Nossa população pede para que seja ouvida!"

 

 

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 

Colunistas

          

 
 
Marcos Remis dos Santos 
(Marcão)