Português (Brasil)

Pif Paf Alimentos recebe autorização para exportar carne suína para o Canadá

Pif Paf Alimentos recebe autorização para exportar carne suína para o Canadá

Além do país norte-americano, Singapura, Japão e África do Sul abriram suas portas em 2022 para receber os produtos da companhia, que atende a todas especificações sanitárias e de bem-estar animal elencadas em sua política de ESG

Compartilhe este conteúdo:

 Pif Paf Alimentos passa a integrar o seleto grupo de nove empresas brasileiras que atendem a todas as especificações técnicas (sanitárias e de bem-estar animal) para exportar carne suína para o Canadá.  Por meio da Fricasa, sua unidade em Canoinhas (SC), marca de referência no mercado nacional de processamento de suínos e adquirida em 2020, a companhia foi habilitada para fazer parte do acordo entre o Brasil e o Canadá, celebrado em março, para exportar os produtos para o país norte-americano.

Além do Canadá, este ano a Pif Paf Alimentos abriu as portas para seus produtos de carne suína em Singapura, Japão e África do Sul, também com a habilitação da Fricasa. “Conseguimos essas habilitações por meio da comprovação do atendimento dos requisitos sanitários exigidos por esses países. Isso se faz após análises das autoridades sanitárias brasileiras e internacionais – como o Ministério da Agricultura e Agropecuária. Para Singapura, fomos habilitados em janeiro; para o Japão, em junho; Canadá em agosto; e, para a África do Sul, em setembro”, diz Graziela Rigolin, da área da Garantia da Qualidade. 

Produtor de mais de 2 milhões de toneladas anuais de carne suína, o Canadá é o terceiro exportador mundial do produto, com 1,5 milhão de toneladas comercializadas, à frente do Brasil que, atualmente, vende 1,3 milhão de toneladas no mercado externo, de acordo com o Ranking de Comércio Internacional 2022, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Mesmo com importante participação no comércio internacional de carne suína, o país norte-americano importa em torno de 200 mil toneladas anuais, o que demonstra um importante espaço a ser conquistado pelos exportadores brasileiros. Vale lembrar que a Pif Paf Alimentos já é habilitada para exportações para a Argentina e o Chile desde 2021 (fevereiro e junho, respectivamente).

Pif Paf e Fricasa: União estratégica no segmento de carne suína 

Desde 2020, a Pif Paf Alimentos, que completou 54 anos neste ano, e a Fricasa, que comemora 60 anos de fundação em 2022, passaram a atuar juntas no segmento de carne suína. Reconhecidas e tradicionais nesse mercado, a união das duas marcas ampliou as oportunidades de negócios e expandiu a atuação geográfica de ambas, no Brasil e no exterior. A companhia já vendia carne suína e de frango para exterior e, entre 2021 e 2022, ampliou seus destinos de 30 para mais de 40 países.

 

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 

Colunistas

          

 
 
Marcos Remis dos Santos 
(Marcão)