Português (Brasil)

Cientistas desenvolvem robô similar ao de Exterminador do Futuro

Cientistas desenvolvem robô similar ao de Exterminador do Futuro

Dispositivo é produzido com propriedades parecidas com as do T-1000, do filme de James Cameron

Compartilhe este conteúdo:

Cientistas da Universidade de Soochow, em Taiwan, estão desenvolvendo um robô líquido minúsculo, com propriedades similares às do T-1000, do filme O Exterminador do Futuro II

Feito com peças magnéticas, o robô tem a capacidade de se “derreter” e remontar por conta própria. Segundo os pesquisadores, o equipamento poderia escorrer para espaços impossíveis de serem alcançados por objetos sólidos.

Os cientistas explicam que o robô é formado por gotas de ferrofluido magnético (partículas de óxido de ferro) suspensas em óleo e mede aproximadamente 1 centímetro. Para demonstrar a invenção, os pesquisadores moveram o equipamento por um labirinto com barreiras físicas, usando uma série de ímãs.

Como os ferrofluidos são fáceis de controlar, têm grande flexibilidade e podem se mover rápido, eles são a matéria-prima favorita dos cientistas na construção de robôs flexíveis. Em 2015, a partir desse material, uma equipe de pesquisadores da Coreia do Sul produziu dispositivos capazes de imitar os movimentos de uma ameba. Recentemente, cientistas da Universidade de Hong Kong criaram um robô feito inteiramente de uma gosma magnética que contém bórax (mineral alcalino), detergente e ímãs.

De acordo com os pesquisadores, robôs desse tipo poderiam ser usados para uma série de funções, como viajar pela corrente sanguínea, mudar de forma para se adaptar às veias humanas e chegar ao local desejado para aplicar medicamentos. Esses dispositivos também podem desempenhar um papel importante no desenvolvimento de aparelhos de detecção de vírus.

LEIA TAMBÉM:

*Revista Oeste

 

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 

Colunistas

          

 
 
Marcos Remis dos Santos 
(Marcão)