Português (Brasil)

AGRONEGÓCIO Safra de 2023 pode ser a maior da história

AGRONEGÓCIO Safra de 2023 pode ser a maior da história

A estimativa da Conab mostra salto de produtividade na agricultura brasileira

Compartilhe este conteúdo:

A safra de grãos deve dar um salto de produtividade no Brasil em 2023. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o ganho de eficiência será da ordem de 11%. A previsão do órgão coloca a próxima colheita como a maior na história do Brasil.

Pela projeção, a próxima safra de grãos deve ficar próxima de 310 milhões de toneladas. O ganho estimado é de 14% sobre os 270 milhões de toneladas da colheita atual. A soja e o milho, carros-chefe da agricultura do país, devem bater recorde de produção.

Segundo a Conab, a colheita de soja pode chegar a 150 milhões de toneladas. Ao mesmo tempo, a safra de milho deve atingir 125 milhões de toneladas. “Apesar do aumento nos custos de produção, as culturas ainda apresentam boa liquidez e rentabilidade para o produtor brasileiro”, garante Guilherme Ribeiro, presidente da Conab.

Além disso, os bons resultados devem permitir o aumento do volume exportado e dos estoques nacionais. “A maior disponibilidade do grão deve propiciar exportações na ordem de 92 milhões de toneladas, aumento de 22% em relação à safra 2021/22, um recorde para a cultura”, escreve a Conab em nota. “Mesmo com a estimativa de aumento dos embarques, os estoques para a temporada 2022/23 também devem crescer em torno de 3,9 milhões de toneladas em relação ao que é previsto para o ciclo atual.”

Compartilhe este conteúdo:

 

 

 

Colunistas

          

 
 
Marcos Remis dos Santos 
(Marcão)