Português Italian English Spanish

Uma ‘porta’ em Marte?


Robô da Nasa registra imagem em Marte que gerou discussões nas redes sociais

Uma imagem registrada pelo robô espacial Curiosity, da Agência Espacial Norte-americana (Nasa) em Marte, mostrou uma formação inusitada que gerou discussões nas redes sociais. O registro mostra uma espécie de “porta” em uma rocha, o que comprovaria a existência de vida extraterrestre.

Sanjeev Gupta, professor do Imperial College London, disse que a “porta” não tem relação com alienígenas. Gupta já trabalhou com a missão que levou o Curiosity até Marte.

“Trata-se de uma fratura na rocha, comum na Terra e em Marte”, explicou, em entrevista ao jornal britânico Telegraph, publicada na sexta-feira 12. O especialista analisou a imagem a pedido do jornal e certificou que se trata de um “processo geológico normal” na região. Gupta ressaltou ainda o tamanho da fratura, “entre 30 e 45 centímetros”. 

A jornada do robô no planeta antes de descobrir a porta em Marte

O robô espacial pousou na cratera Gale em agosto de 2012 com a missão de determinar se a região abrigava vida microbiana. Desde então, já atravessou mais de 30 quilômetros em Marte. O Curiosity descobriu que Gale, na verdade, hospedava um sistema de lago e riacho potencialmente habitável num passado distante.

Desde setembro de 2014, o Curiosity tem escalado uma montanha chamada Monte Sharp. Na prática, o rover está analisando as camadas de rocha, procurando por pistas sobre a transição climática que aconteceu em Marte, de um planeta quente e úmido para o desértico frígido que é hoje.

LEIA TAMBÉM:

*Revista Oeste

 

 

Haverá uma Terceira Onda da Covid-19?

Voto computado com sucesso!
CORONAVÍRUS
Total de votos:
SIM
NÃO

 

Colunistas

          

 
 
Marcos Remis dos Santos 
(Marcão)