Português Italian English Spanish

Sebrae premia cooperados Expocaccer pelo desempenho na margem líquida por hectare

Sebrae premia cooperados Expocaccer pelo desempenho na margem líquida por hectare


Evento destacou os trabalhos desenvolvidos pela cooperativa e cafeicultores na plataforma Educampo

O relatório analítico do Sebrae que apresenta os indicadores técnicos e econômicos dos cafeicultores participantes da Plataforma Educampo no Cerrado Mineiro revelou uma evolução de 50 propriedades, com destaque para os cooperados da Expocaccer – Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado.

A apresentação desses resultados foi realizada na Fazenda Bom Jardim, do cooperado da Expocaccer José Queiroz, na tarde desta quarta-feira, 20, pelos consultores técnicos do Educampo Expocaccer aos cerca de 70 cooperados integrantes dos 6 grupos da cooperativa.

Por meio do relatório, o Sebrae disponibiliza aos produtores rurais, consultores especialistas e empresas parceiras do Educampo informações que possibilitem auxiliá-los na gestão, no desenvolvimento individual e coletivo da cafeicultura.

Na ocasião, foram apresentados um panorama geral dos resultados dos grupos do Educampo Café. Os resultados obtidos foram baseados em todas as propriedades participantes do Educampo Expocaccer e passaram por rigorosas análises de consistência e qualidade.

No ranking do Cerrado Mineiro, dentre os grupos da Expocaccer, entre os 10 melhores colocados destacaram-se os cooperados Arlindo Porto, José Queiroz e Francisco Pinheiro Campos, respectivamente 1°, 2° e 3° lugares, na categoria Margem Líquida por Hectare. Os produtores foram homenageados pelo Sebrae e pela Expocaccer durante o evento, recebendo das instituições um certificado de reconhecimento pelo desempenho e trabalhos desenvolvidos em parceria. 

“O título reconhece o trabalho que desenvolvo na minha fazenda em pareceria com o Educampo, por meio do meu consultor. Através do Educampo recebo informações importantes para a gestão da fazenda e as sigo sem restrições. Esse trabalho em parceria vem sendo muito positivo ao longo do tempo, pois orienta e promove um crescimento contínuo do meu negócio.” Ressalta o produtor José Queiroz.  

Os consultores Educampo Expocaccer, Caio Lazarini, Júlio César Ribeiro e Gabriel Lage, também receberam da cooperativa homenagens pela assistência e importante colaboração para o alcance dos resultados obtidos pelos produtores.

“Ter 3 cooperados da Expocaccer entre os 10 melhores colocados nos deixa muito orgulhosos de trabalhar em parceria com o Sebrae. A ideia é possibilitar uma melhor gestão técnica e econômica ao produtor e os resultados nos dá a credibilidade que estamos alcançando os nossos objetivos de forma profissional e com qualidade.” Afirmou o consultor Educampo Expocaccer, Caio Lazarini. 

Ao todo, foram verificadas 50 fazendas do Cerrado Mineiro, que representam mais de 10.000 hectares de área plantada e cerca de 400.000 sacas produzidas. 

Entre os aspectos avaliados estão: o perfil das propriedades e dos indicadores conforme a produtividade, perfil dos custos de produção por atividade, correlações entre o percentual da variedade plantada X produtividade X Idade, estratificação de retorno produtivo e econômico, dentre outros critérios. 

Educampo Expocaccer

Por meio dos 6 grupos de assistência, conduzidos por engenheiros agrônomos especialistas em cafeicultura e gestão econômica e financeira, a Plataforma Educampo Expocaccer, analisa o planejamento estratégico e orienta na gestão e tomada de decisão, visando o desenvolvimento sustentável do negócio em todos os seus níveis: econômico, ambiental e social.

O Educampo Expocaccer oferece aos seus integrantes ferramentas gerenciais exclusivas que levam aos cafeicultores informações precisas e diversas análises que auxiliam na construção do planejamento estratégico.

A Plataforma Educampo Expocaccer é exclusiva para cooperados e existe há 18 anos, sendo uma referência na cafeicultura da região por agregar valor e competitividade ao negócio dos produtores participantes.

*ASCOM - Expocaccer

 

 

Haverá uma Terceira Onda da Covid-19?

Voto computado com sucesso!
CORONAVÍRUS
Total de votos:
SIM
NÃO

 

Colunistas

          

 
 
Marcos Remis dos Santos 
(Marcão)