Português Italian English Spanish

Uberlândia volta ao 3º lugar de melhor saneamento básico do Brasil

Uberlândia volta ao 3º lugar de melhor saneamento básico do Brasil


Em 2018 e 2019, a cidade ocupou esta posição, depois caiu para a 5ª em 2020. Nova lista do Instituto Trata Brasil foi divulgada na segunda-feira (22); confira o histórico da cidade no ranking nacional

Uberlândia subiu duas posições e voltou ao terceiro lugar do ranking nacional de saneamento básico do Instituto Trata Brasil de 2021. Em 2020, a cidade figurou na quinta posição depois de perder duas colocações, já quem em 2019 o município era o terceiro. 

Dentre as cidades de Minas Gerais, Uberlândia continua sendo a primeira colocada desde 2009, quando o instituto iniciou a publicação da pesquisa. Veja abaixo o histórico de Uberlândia no ranking. 

A nova lista foi divulgada nesta segunda-feira (22) e os números são referentes aos resultados obtidos em 2019. O estudo do Trata Brasil avalia anualmente os indicadores de acesso a água potável, coleta e tratamento de esgoto das 100 maiores cidades do país com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) divulgado pelo Ministério das Cidades. 

O levantamento nacioinal ainda mostra que Uberlândia também é a primeira do ranking nos municípios com mais de 500 mil habitantes e com um serviço 100% público. Outro destaque é referente à tarifa cobrada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), que é a terceira menor de todo o ranking e primeira entre as cidades melhores colocadas, na média de R$1,89 por m³. 

Para o diretor geral do Dmae, Adicionaldo Cardoso dos Reis, essa conquista é reflexo dos investimentos feitos e do trabalho realizado ao longo dos anos. “Parabenizo o prefeito Odelmo Leão e todos os nossos colaboradores, que se empenham, diariamente, para prestar um serviço de qualidade à nossa população”, concluiu.

 

(*) Com informações G1


-----------



Se você quer anunciar no Diário do Cerrado e fazer bons negócios aqui é o seu lugar. Venha para o Diário do Cerrado - ”Aqui a Parceria é certa”. Fale agora - (34) 999690040 (WhatsApp) - Acesse www.diariodocerrado.com.br

 

 

 

 

 ()*