Banner

29ªSRE - Patrocinio: Um desserviço para Educação

 

Acreditava que nunca escreveria isso!

 

Mas devido a vários acontecimentos, e é a segunda vez que acontece, a primeira vez não merece nem comentário, um curso de uma inutilidade, que dá medo, e o que mais me preocupa é o que não vemos, por que o que vejo não mais me traz surpresa, nível baixo, ditadura e perseguição que se instalou por esses tempos.

Recebemos o convite (Intimação) na segunda-feira que teríamos o encontro para palestras (Cursos) de formação dos professores pela 29ªSRE Patrocínio (data prorrogada do dia 12/06), como não era novidade, mas gerou mais questionamentos do que temos no nosso dia a dia, por esses tempos está em moda a SRE e sua equipe tentar e na pior das hipóteses fajuta um cursinho de formação para professores, que não tem aplicação nenhuma é uma porcaria de primeira, com cetificado xerocado!(Bah!).

Quem? Em sã consciência tem coragem de ficar frente a frente com 30 ou 40 professores e tentar se passar por um agente multiplicador de conhecimento, sem ao menos nunca ter enfrentado igual soma de alunos do ensino Fundamental ou Médio, ou se já passou não deu conta do recado. Não sabem o que estão falando e é de uma realidade abismal, devem mesmo é viver em um mundo de fantasia.

A 29ªSRE está na contramão da história, tenta fiscalizar as escolas sob sua jurisdição, mas não dá o exemplo, proibiu o comércio no recinto escolar, mas não na própria SRE, ai sim um mercado persa, para ser atendido lá temos que esperar funcionário resolver assuntos particulares, se bem que resolver problema na SRE é brincadeira, se você leva um problema lá, volta com dois, lembro-me do caso do regimento escolar de uma escola particular, daria umas boas páginas de piadas, (baH!) Lembrei que o prédio da SRE tem o nome de “Palácio dos Professores” esse título é um atentado.

Há uma tentativa clara de abuso de autoridade que chega a ser vexatória, já existe em duas escolas, e aqui vejo necessário preservar a fonte, registrado em Ata que os professores não podem merendar com os alunos, isso é comer da mesma comida que lhes é servido! Será que a SRE não tem mais o que fiscalizar? A secretaria já colocou no site que não autorizou tal situação. Só uma dica preciosa se fizer cumprir a lei que proíbem celulares e aparelhos eletrônicos nas escolas públicas, já é uma grande ajuda para nós professores.

Ademais! Sair de casa todos os dias, para encarar uma sala de aula lotada de jovens e crianças, muitas delas indisciplinadas, que não respeita nem os próprios pais, não é tarefa das mais fáceis. Entretanto, por minha escolha consciente ou não, o educador que sou optei por essa profissão. Não dá para simplesmente dizer sou vítima do sistema, e ao assumir tal papel comprometi com uma profissão cheia de obstáculos e desafios. Entre eles, enfrentar a dura rotina de ensinar a quem nem sempre está muito disposto a aprender. Ainda assim, faço a minha parte na missão despertar o desejo pelo aprendizado. Não dá para esperar que a criança e os jovens saiam de casa desejando preencher páginas e mais páginas com exercícios e atividades diversas que são listadas no quadro-negro engendradas por teóricos de plantão.

O trabalho dos professores não é devidamente reconhecido. Isto é uma verdade absoluta, mas também é verdade que muitos lutamos contra o que vemos e o que não vemos, mas se a luta já é difícil, imagina nadar contra a correnteza e com um peso no pescoço, isto é, está difícil exercer o magistério e quem era para ajudar atrapalha, não existe uma ação que possa ser rotulada de positiva, são ações ultrapassada, retrógradas e tardias.

Por isso uma salva de palmas por dois momentos únicos, esses cursinhos do pequeno príncipe. A educação em Patrocínio é uma fábula mesmo, sem planejamento Estratégico, Tático e Operacional se é que me entendem.

Aurivam de Freitas Borges

É Professor de Matemática, Química, Ciências da Natureza e Filosofa, Atualmente Cursa: Administração Publica UFU/UAB – FAGEN (Faculdade de Administração Gestão e Negócios), Pós-Graduação em Controladoria Fiscal.

valquiria_650x88_dn_27102015
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner