Banner

Aristóteles, Sócrates e O professor de Minas Gerais

 

 

 

Tive uma curiosidade em saber qual é o Primeiro Professor da Historia, retornamos há 2.500 anos, estamos no século V antes de Cristo, na Grécia antiga e deparamos com ele, Sócrates, ensinava os jovens de Atenas por acreditar que somente a educação seria o remédio contra a violência, acreditada ele, que a violência era decorrente de uma ignorância por falta de educação e que educando os jovens estaríamos combatendo esse tremendo mal que afligia a sociedade daquele tempo.

 

Mas Sócrates abandonou sua família, sua mulher, Xantipa (que em grego significa cavalo Amarelo) sempre aos gritos, dirigia xingamentos a ele, deixou seus filhos passarem fome, se vestia maltrapilho resolvia os problemas dos outros, mas seus próprios problemas não tinha tanto sucesso.

 

Sócrates, O grande Professor auto denominava de “Parteiro” como numa alusão a “Parteira” que auxiliava as mulheres a “dar a luz”, Sócrates auxiliava seus alunos a “dar a luz” as seus questionamentos através de perguntas, com a celebre frase “só sei que nada sei”.

 

Foi acusado pela Sociedade de corromper A juventude, em seu julgamento Sócrates não se defendeu pois acreditava ele que se tentasse se defender estaria assumido sua culpa, coisa de que não era culpado. Condenado a tomar Cicuta em seu leito na prisão.

 

Outro grande Professor da História, Aristóteles que foi discípulo de Platão, que foi discípulo de Sócrates. O pai de Aristóteles foi médico particular de Dario III, pai de Alexandre. Dario III confiou a educação de Alexandre à Aristóteles. Alexandre ainda jovem foi o grande conquistador do império Macedônio, mas com a morte de Alexandre o império foi dividido entre seus Generais e Aristóteles voltou à Grécia quando soube que havia uma tentativa da sociedade que conspirava para matá-lo, mais que depressa fugiu de Atenas para escapar de seus acusadores, consegui fugir, fugiu de seus algozes, mas não de sua consciência, que o fez beber Cicuta como Sócrates e morreu como o Grande Filosofo e Professor.

 

Dois Crimes promovido pela Sociedade contra e Escola, Educação e os Professores.

 

Hoje quem acaba com a Educação Mineira é o Estado encabeçado principalmente pelos últimos governantes (uma Maquina voltada para resultados a qualquer custo, mesmo manipulado) e conta com uma sociedade ignorante e hipócrita. Mas tragos essas duas Histórias para ilustrar que uma coisa que é “mal começada não pode acabar bem” diz o adagio popular, hoje em dia acontece a mesma coisa, incrível como não se mudou nada, Ou você bebe veneno de Cicuta num grande julgamento da sociedade, ou morre bebendo cicuta pela consciência. Professor de Minas morre de Veneno da Sociedade (pela ignorância de pais e alunos) ou O Veneno da Consciência (todo dia ministra uma dose em si mesmo, pois é refém do sistema). Depois a Sociedade reclama dos dias atuais: “Drogas, Violência e Sexo numa Escola Pobre para os Pobres”, pois colhem o que plantam e ainda vamos esperar mais o quê?

 

 

Aurivam de Freitas Borges

É Professor de Matemática, Química (Pós-Graduação), Ciências da Natureza

e Filosofa, Atualmente Cursa: Administração Publica UFU/UAB – FAGEN ( Faculdade de Administração Gestão e Negócios. (Pós-Graduação em Controladoria Fiscal).

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

valquiria_650x88_dn_27102015
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner